sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dez bibliotecas que oferecem mais que livros - e atraem com gibis, discos e shows


O Guia aponta o melhor das três principais bibliotecas da cidade e destaca sete espaços onde os livros não são os únicos protagonistas
Anderson Santiago e Natalia Engler
 
Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925 e reaberta no último dia 25, a segunda maior biblioteca do país tem um acervo de 3,3 milhões de itens. Além da coleção geral, o local abriga sala de artes, mapoteca, sala de leitura de periódicos e seção de obras raras, que podem ser consultadas mediante agendamento. No mesmo prédio, mas com entrada independente, fica a biblioteca circulante. Ali, os usuários podem realizar pesquisas, ler revistas e jornais e levar para casa um dos 42 mil livros disponíveis para empréstimo (para isso, é necessário fazer uma inscrição no local), que compreendem desde clássicos, como "Dom Casmurro", de Machado de Assis, até publicações recentes, como "Morte de Tinta", de Cornelia Funke.
Só tem aqui: um dos dois exemplares existentes da primeira obra sobre os jesuítas nas Américas, de 1551
Pontos positivos: o mezanino da circulante, com vista para a rua da Consolação, e o jardim, onde é possível mergulhar na leitura sob a sombra de uma grande árvore
Pontos negativos: se bater a fome, o visitante deve recorrer a algum dos estabelecimentos da região, já que o café previsto no projeto ainda não está funcionando.


www.bma.sp.gov.br  

R. da Consolação, 94, Consolação, região central, Tel. 3256-5270.  
Sala das Artes, seg. a sex.: 8h30 às 20h30. Obras Raras, seg. a sex.: 8h30h às 17h (somente c/ agendamento). a d n Circulante - av. São Luiz, 235, Consolação, tel. 3256-5270. Seg. a sex.: 8h30 às 20h30. Sáb.: 10h às 17h. 

Biblioteca de São Paulo
Moderno, o local atrai jovens em busca de best-sellers. Entre uma leitura e outra, é possível curtir um show ou participar de uma oficina.
Só tem aqui: programação intensa para crianças e adultos com shows, bate-papos e oficinas
Pontos positivos: o número de computadores conectados à internet, as revistas estrangeiras e o horário estendido de funcionamento
Pontos negativos: ausência de obras raras e superantigas.



Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Canindé, tel. 2089-0800. Ter. a sex.: 9h às 21h. Sáb. e dom.: 9h às 19h. Livre. 

Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo

Possui cerca de 120 mil livros e documentos divididos em quatro bibliotecas: Sérgio Milliet (geral), Alfredo Volpi (artes), Gibiteca Henfil e Louis Braille (braile).
Só tem aqui: acervo imenso em braile
Pontos positivos: a variedade e a discoteca, com obras antigas para se ouvir
Pontos negativos: computadores obsoletos e demora na pesquisa.


CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Biblioteca Louis Braille: ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 18h. Livre. 

Outras bibliotecas 


Biblioteca da Escola São Paulo
Focado em cultura contemporânea, o acervo conta com publicações em áreas como moda, cinema, arquitetura e gastronomia, além de uma coleção de vídeos e CDs. O usuário não pode retirar os volumes, mas a consulta é livre.
Só tem aqui: exemplares de revistas de moda de diversos países, como a "Vogue"
Vale a pena: a ampla coleção de arquitetura.

www.escolasaopaulo.org 
Escola São Paulo - r. Augusta, 2.239, Cerqueira César, região oeste, tel. 3060-3636. Seg. a sex.: 9h às 20h. Sáb.: 9h às 18h. Livre. Estac. (R$ 12 p/ 3 h mais h adicional, no nº 2309 - convênio). d v i

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Mais antiga biblioteca infantojuvenil do país, criada em 1936, oferece mais de 30 mil títulos do gênero.
Só tem aqui: livros, cartas, fotografias e até a máscara mortuária de Monteiro Lobato (esculpida por Victor Brecheret)
Vale a pena: a programação, reforçada pelas atividades do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, que fomenta o trabalho da cia. Truks.

www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
R. Gen. Jardim, 485, Vila Buarque, região central, tel. 3256-4122. 80 lugares. Seg. a sex.: 8h às 18h. Sáb.: 10h às 17h. Dom.: 10h às 14h. Livre. d

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Transformada em 2006 em biblioteca temática de poesia, conta com cerca de 3.000 títulos do gênero, com destaque para a produção brasileira dos séculos 19 e 20.
Só tem aqui: um acervo dedicado à memória de Pinheiros, com livros, revistas, jornais e fotografias ligados à história do bairro
Vale a pena: o espaço do 1º andar, com vista para a rua, pufes, mesas e cadeiras coloridas para a leitura, e o Laboratório de Línguas, com material para o aprendizado autodidata de idiomas.

www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, tel. 3082-5023. Seg. a sex.: 8h às 19h. Sáb.: 9h às 16h. Livre. d

Biblioteca Pública Belmonte
Quase um centro de tradições populares, o espaço ajuda a disseminar e manter vivas atividades como a xilogravura e o cordel, com uma intensa agenda de cursos, oficinas, exposições e apresentações.
Só tem aqui: coleção de cerca de 500 livretos de cordel que podem ser lidos no local
Vale a pena: o Sarau Sertanejo (último sábado do mês), com apresentações de viola caipira, e o Espaço Gourmet (última sexta-feira do mês), "degustação" literária de cordéis, causos, adivinhas, parlendas, trava-línguas e culinária tradicional.

www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, região sul, tel. 5687-0408. Seg. a sex.: 8h às 17h. Sáb.: 9h às 16h. Livre. 

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
A biblioteca tem um acervo com 39 mil itens, mas o que chama atenção é o espaço reservado a obras musicais. No acervo, há mais de 50 mil músicas, que podem ser ouvidas tranquilamente pelos usuários -destaque para clássicos da MPB, como raridades de Dalva de Oliveira. A partir de março, o local retoma suas atividades culturais com shows gratuitos aos fins de semana.
Só tem aqui: gravações datadas do início do século 20
Vale a pena: ouvir o primeiro registro de mestres da MPB, como Elis Regina e Roberto Carlos
 
www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, região leste, tel. 2092-4570. Seg. a sex.: 8h às 17h. Sáb.: 9h às 16h. Livre. d

Biblioteca Roberto Santos
Com decoração que remete a um set de filmagens, transformou-se em biblioteca temática de cinema em 2008 e passou a contar com mais de 450 títulos voltados para o assunto. Também oferece uma intensa programação de mostras, que está suspensa no momento por conta de uma reforma
Só tem aqui: títulos raros do cinema nacional, como "O Ébrio" (1946), de Gilda de Abreu, e "Absolutamente Certo" (1957), de Anselmo Duarte
Vale a pena: a filmoteca, com cerca de mil DVDs que oferecem um panorama histórico da sétima arte.

www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
R. Cisplatina, 505, Ipiranga, região sul, tel. 2273-2390. Seg. a sex.: 8h às 17h. Sáb.: 9h às 16h. Livre. 

Biblioteca Viriato Corrêa

Especializada em literatura fantástica, é frequentada principalmente por jovens. A decoração é lúdica, com personagens espalhados pelas paredes e estantes propositalmente tortas. Apesar de não ter um acervo muito expressivo, com pouco mais de 2.000 livros específicos, destaca-se pela programação cultural, com contações, bate-papos e exibição de filmes (todos os domingos de fevereiro, às 18h, a garotada pode curtir clássicos contemporâneos).
Só tem aqui: exibição de mostras e filmes voltados ao público jovem
Vale a pena: checar a programação cultural, que é bastante diversificada.

www.cultura.prefeitura.sp.gov.br 
R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana, região sul, tel. 5573-4017. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 11h às 18h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário