sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Biblioteca do Centro Brasileiro Britânico tem mais de 7 mil títulos em inglês

Além dos livros, espaço conta ainda com um rico acervo de periódicos, como a coleção completa da revista Granta 

PublishNews - 10/02/2011 - Redação
http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62040
 
Quer ler Shakespeare, Virginia Wolf, Doris Lessing, Ian McEwan, Tom Stoppard ou J. K. Rowling no original? A dica é a Biblioteca do Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo/SP), uma parceria entre a Cultura Inglesa e o British Council. São mais de 7 mil livros em inglês, além de uma coleção com os principais periódicos britânicos. Se preferir treinar os ouvidos, é só escolher entre os seis canais da BBC disponíveis.
 
A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode utilizar o serviço, mas quem quiser levar os livros e revistas para casa deve se associar à biblioteca pagando uma anuidade de R$ 20. Para tal, basta apresentar comprovante de residência, documento de identidade original ou outro documento com foto. Maiores de 60 anos são isentos. Os associados ainda têm direto a 50% de desconto em todos os eventos promovidos pela Cultura Inglesa São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 19h.
 
 
Inaugurada em 2000, tem foco em literatura britânica clássica e contemporânea e conta ainda um acervo complementar em artes, geografia, história, peças teatrais e biografias. Entre os mais procurados estao High fidelity, de Nick Hornby, Bridget Jones diary, de Helen Fielding, Harry Potter and the order of the phoenix, de J. K. Rowling e Atonement, de Ian McEwan, respectivamente. A coleção com obras de Shakespeare tem nada menos do que 340 livros de e sobre o dramaturgo inglês.
 
É possível também consultar edições diárias do jornal The Times, disponíveis no mesmo dia de publicação, além de revistas importantes do Reino Unido, como a BBC History, New Scientist, The Economist e suplementos do jornal The Sunday Times. Destaque para as coleções completas de revistas especiais como a Granta, que vai da edição número 1 a 112, de 1979 a 2010, e da In Britain, de 1972 a 2010.
 
Uma equipe especializada e bilíngüe está disponível para orientar os usuários, indicar livros e até dar dicas sobre programas de estudos no Reino Unido. “Informamos sobre universidades, escolas de inglês e sobre o sistema educacional britânico. A biblioteca realiza oficinas e palestras sobre vários assuntos relacionados às áreas de atuação do British Council, recebe inscrições para o IELTS (exame de certificação de proficiência na língua inglesa) e para o programa de bolsas Chevening”, informa Ana Luiza Mattos, coordenadora da biblioteca. Outros serviços oferecidos são as visitas de estudos para escolas, nas quais o acervo é disponibilizado para a consulta local, após os estudantes terem acesso a informações sobre a educação e cultura britânicas.
 
Público cativo
O serviço atrai um público bastante variado e que já domina o inglês. Ao todo são mais de 1.000 associados. “Geralmente os mais jovens ainda estão aprendendo inglês e usam as bibliotecas das unidades da Cultura Inglesa na cidade, que possuem amplo material didático. Muitos usuários do nosso serviço já são fluentes no idioma”, diz a coordenadora de uma pesquisa realizada com usuários da biblioteca.
 
A professora de inglês Mirella Ramacciotti, de 40 anos, faz parte desses leitores e é associada desde 2005. Descobriu a biblioteca através de uma colega de trabalho que usava o serviço para ler jornais britânicos. “Acho que já li mais de 100 livros da biblioteca e sempre participo das palestras. Gosto do acervo fantástico e em constante aprimoramento, das instalações modernas, da conservação dos livros que é sempre impecável, da variedade das opções e principalmente da acolhida das bibliotecárias, que conhecem minhas preferências e sempre ouvem minhas opiniões sobre as obras. Não há outro serviço com esse nível em São Paulo”.
 
Outra professora de inglês habitué do espaço, Juliana Carneiro, de 26 anos, frequenta a biblioteca há três anos. “Pego livros de diversos gêneros como educação, ficção, moda e bibliografias. Sempre há livros novos. Me interesso também pela parceria com a Cultura Inglesa, que permite aos associados participarem de eventos sociais e peças de teatro. Sempre recomendo aos meus alunos e amigos”, conta.
 
Muitos estrangeiros também se associam à biblioteca, como o escocês Daniel Ritchie, de 51 anos, membro desde 2004. Diretor de uma empresa de doces escoceses que exporta para todo o país, mudou-se para o Brasil há 6 anos com a mulher, que é paulistana, e os três filhos. Com um português em desenvolvimento, conta que não há serviço igual em São Paulo, cidade que diz adorar. “Gosto do bairro, do ambiente, das ‘librarians’ (bibliotecárias) e da recepção que tenho aqui. Sempre levo livros para casa e já li uns 300”. 


http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62040

Nenhum comentário:

Postar um comentário