NORMALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Normalização de documentos, ou normalização bibliográfica, consiste na aplicação de normas técnicas ao documento

Segundo Rother (2007) é uma atividade reguladora, unificadora de formatos e procedimentos, que favorece o registro, a transferência e a recuperação de informações, além de possibilitar a recuperação mais efetiva de documentos em sistemas de informação, bem como garantir uma padronização que facilita o uso e a disseminação de seu conteúdo.

Existem várias normas e diretrizes elaboradas por organismos nacionais e internacionais, objetivando a normalização de documentos, as quais visam proporcionar a organização, o acesso, a recuperação e a disseminação da informação.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio do Comitê Técnico responsável pela Documentação (ABNT/CB-14 – Informação e Documentação), que tem como âmbito de atuação a normalização no campo da informação e documentação, elabora e edita normas (NBR) para a formatação de trabalhos acadêmicos, normas essas comumente adotadas por editores científicos e comerciais.

Abaixo estão listadas as normas mais utilizadas:


NORMA
DESCRIÇÃO
NBR 14724 / 2011 - Trabalho Acadêmico
Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
NBR 10520 / 2002 - Citações
Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
NBR 6022 - Artigos científicos impressos
Especifica os princípios gerais para a apresentação de artigos em publicação periódica científica.
NBR 6023 –  Referências
Estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
NBR 6027 – Sumário / 2012
Estabelece a apresentação do Sumário
NBR 6028 - Resumo e Abstract
Estabelece a apresentação do Resumo e do Abstract.
NBR 6024 / 2012 - Numeração progressiva das seções de um documento
Especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.
NBR 6034 / 2004 - Índice
Estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.
NBR 15287 / 2011 - Projeto de pesquisa
Especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016.


REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/>. Acesso em: 12 fev. 2016.

ROTHER, Edna Terezinha. O papel da normalização nas publicações científicas. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 66, n. 4, p. 225-6, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802007000400001>. Acesso em: 12 fev. 2016.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário