Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A síntese
Segundo Severino (2002), os trabalhos didáticos exigidos, sobretudo, nos cursos de graduação, seguem um caráter universal de estruturação lógica e de organização metodológica, ou seja, são procedimentos que ainda fazem parte intrínseca da formação técnica ou científica do estudante. Os trabalhos, desde então, segundo o autor, dependerão “principalmente de seus objetivos e de natureza do próprio objeto abordado, assim como em função de exigências específicas de cada área do saber humano” (SEVERINO 2002 p. 129).
A síntese
Síntese significa sintetizar argumentações. Considera-se a síntese de uma obra, de um texto ou capítulo é uma análise mais resumida necessitando de um amplo conhecimento do assunto. Este termo, além do significado comum de unificação, organização ou composição, tem os seguintes significados específicos:
• Atividade intelectual que recompõe a idéia central da obra analisada.
• Unidade dialética dos opostos.
Para desenvolver um bom trabalho de síntese é necessário ter um amplo conhecimento do tema e conhecer várias fundamentações teóricas sobre o assunto. A síntese segue o mesmo processo de elaboração do resumo: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.
Por Marina Cabral da Silva
Disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-sintese.htm>. Acesso em: 01 jun. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário