quarta-feira, 13 de abril de 2016

5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC)




Aspectos específicos sobre avaliação de instituições científicas e tecnológicas, a exemplo das universidades, bem como de áreas de conhecimento e setores industriais intensivos em tecnologia, foram progressivamente ganhando espaço nas discussões dos Encontros Brasileiros de Bibliometria e Cientometria, em função do potencial de contribuição de estudos de produção científica e tecnológica, com inclusão dos estudos patentométricos, para subsidiar políticas públicas de avaliação e incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico.

No Brasil, estudos sistemáticos sobre a evolução e as tendências da ciência e tecnologia brasileiras iniciaram-se por volta dos anos 1970. A característica multidisciplinar é evidenciada nos quatro EBBCs, realizados em 2008, 2010, 2012 e 2014, respectivamente, no Rio de Janeiro-RJ, São Carlos-SP, Gramado-RS e Recife-PE. Participaram desses encontros pesquisadores provenientes de diferentes áreas da ciência que desenvolvem estudos sobre a informação, a literatura científica e tecnológica e avaliação da atividade científica.

O 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria ocorre de 6 a 8 de julho de 2016, na ECA/USP, São Paulo/SP.

Informações: http://www2.eca.usp.br/ebbc/index.php/EBBC/ebbc5

 

Seminário Produção Científica e Transversalidade dos Estudos Métricos




As atividades científicas têm um papel fundamental no desenvolvimento das sociedades do século XXI. Não é possível entender o mundo fora da ciência, porque ela está presente em todas as ações realizadas pelos seres humanos. Neste sentido, os governos devem estar sensíveis à extraordinária importância de integrar a ciência ao tecido social, cultural e produtivo, facilitando e proporcionando os meios adequados para que os organismos científicos possam realizar suas atividades de pesquisa e obter êxito nos desafios postos.

Para tanto, a atividade investigadora deve ser avaliada de maneira rigorosa, porque os recursos devem ser alocados em função da qualidade científica e dos resultados de pesquisa obtidos. Neste enfoque, os Estudos Métricos de Informação podem ser uma ferramenta muito útil na avaliação, já que concorrem com uma grande quantidade de informação objetiva, relevante e fidedigna sobre as atividades de pesquisa, motivo pelo qual se converteram numa grande ajuda na elaboração e continuidade das políticas científicas.

O Seminário Produção Científica e Transversalidade dos Estudos Métricos ocorre de 14 a 16 de Setembro de 2016, em Salvador/BA.

Informações: www.seminariometrias.ici.ufba.br

Contato:
seminariometrias@ufba.br