sexta-feira, 29 de julho de 2011

Portal ProfiCiência


Acesso: 29/07/2011


A ciência brasileira ainda é pequena, em termos da produção científica mundial - somos responsáveis por apenas 2%. Mas, em determinadas áreas, o Brasil é pioneiro, como no agronegócio e nos biocombustíveis.

O país ainda não tem uma cultura cientifica, é preciso construí-la. Para todos aqueles que atuam profissionalmente ou estudam na Universidade, a ciência é tópico fundamental. Aos profissionais da informação especialmente cumpre assumir a popularização da ciência como atividade cotidiana.

A Academia Brasileira de Ciência (ABC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) acabam de lançar o Portal ProfiCiência com informações sobre profissões científicas. Alguns dos temas abordados: carreira do profissional de ciência, método científico, para que serve a ciência, as mulheres e a ciência, por que ser cientista?, entre outros.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como os livros eram feitos em 1947

Fonte: Blog Abrindo o livro
Acesso em: 21/07/2011
 

Um procedimento incrível, que exigia muita organização e atenção. Reclamamos hoje em dia da dificuldade de alguns processos, quando nessa época era muito pior!

Reparem também em que parte do processo fica o diagramador. Nada do conforto da cadeira na editora ou em casa, como freelancer. Era mão na graxa! De pé, montando as linhas do livro no linotipo. Sujando e endurecendo a mão, pra deixar tudo bonitinho. E não tinha muita frescura de diminuir espaçamento, kernel, etc… é muito interessante notar as diferenças daquela época para hoje.


Aproveitem:
 

Pequena pausa para uma curiosidade – Lombada de livros



Fonte: Blog Abrindo o livro
Acesso em: 21/07/2011

Pegue um livro qualquer da sua estante e observe-o. Para qual lado está o texto? Virado à esquerda ou virado à direita?

Pois é, aposto que poucos de vocês já pensaram nisso alguma vez. Quando projetamos um livro, o título na lombada (quando esse existe) é uma das últimas coisas que fazemos na capa. E o que você costuma fazer? Direita ou esquerda?

E, sendo lá qual for a sua escolha, porque a fez? Fica visualmente mais bonito? Achou mais confortável aos olhos? Priorizou a prateleira ou a mesa? HEIN?

Exato. Quando você escolhe a direção para onde aponta o título, está priorizando a leitura do livro sobre uma mesa ou na prateleira. Na verdade, para mostrar como isso é mais complexo ainda, posso dizer que quando deixamos os pés da letra virados para a capa, seguimos o modelo europeu; quando do contrário, o modelo é o americano. 

Vejam as imagens abaixo:






Crédito dos gráficos: Designers Justiceiros (http://designersjusticeiros.blogspot.com/2007/07/sobre-pan-logomarcas-e-lombadas-uma.html)
Aqui alguns exemplos aplicados:



Você tem que entortar a cabeça para ler o “Graphis Design”, não é mesmo?



Já na mesa, ele fica bem mais simples…

Assim fica mais simples de entender, né? Veja como no modelo americano fica muito mais fácil de ler a lombada do livro com este sobre a mesa, e como fica estranho lê-lo em uma prateleira. Já no modelo europeu, percebemos que é bem mais simples ler o título na lombada quando ele está na prateleira. Pelo que eu pude notar em minha biblioteca, os brasileiros tendem a utilizar mais o modelo europeu.


Viu? Cultura rapidinha, resposta bem resolvida. Agora, fica outra pergunta: tudo isso significaria que europeus compram e colecionam mais livros, ou que americanos lêem mais?

quarta-feira, 13 de julho de 2011


O Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno e os documentos existentes na base do sistema. A ferramenta é composta por outros serviços que possibilitam uma maior interação entre o docente e o aluno. Entre os serviços oferecidos estão: 

Glossário de Biblioteconomia

Glossario de Biblioteconomia

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jean-Claude Guedon (Universidad de Montreal/ Canadá) - Partido Pirata Argentino



Entrevista realizada en el Simposio de Políticas Públicas para Acervos Digitales, realizado en San Pablo-Brasil (lengenda: pt-br).
Subtítulos por el Partido PIrata Argentino.